O QUE É PINTURA HIDROGRÁFICA?

17water transfer printingA cada dia que passa mais e mais pessoas optam por personalizar seus objetos seja peças de carro ou ate mesmo uma capinha de celular, no entanto as técnicas de personalização desses objetos podem acontecer de 3 formas, a primeira delas é a pintura a mão ou usando spray, a segunda forma é com usando papeis de parede, já a terceira técnica para personalização de objetos é pouco conhecida chama-se pintura hidrográfica.

A pintura hidrográfica surgiu nos Estados unidos, a pouco tempo foi lançado no brasil e já é sucesso total entre os profissionais que trabalham com personalização de objetos, principalmente personalização de veículos.

A pintura hidrográfica é feita através de imersão do objeto em um recipiente, utilizando uma película com a arte que você deseja colocar sobre o objeto, trabalhar com pintura hidrográfica se torna mais vantajosos do que os outros processos de personalização convencional. Veja alguns passos de como realizar a pintura hidrográfica.water-transfer-printing-como-fazer

  1. Preparar a peça que será pintada

A primeira fase é onde você deve tirar toda sujeira, óleo ou pó da peça, desengordurar e depois lixar a peça à ponto de deixa-la quase no cru, criando boa aderência para penetração da película.

  1. imergir a película na água

Escolha um tanque, bacia ou recipiente que caiba o objeto que será pintado com temperatura da água de 25º à 30 ºC. Coloque fita adesiva nas bordas da película para evitar que ela “ande” na água depois da aplicação do ativador. Assopre, tente ao máximo não deixar entrar ar. Nisso, deixe ela em descanso de 1 à 2 minutos sob a água.

  1. Aplicações do ativador

water-transfer-printO ativador deve ser colocado na mínima quantidade possível, somente até a película fixar mesmo. Recomendamos o borrifador, pulverizador ou pros mais adeptos, a pistola de alta pressão. Mantenha distância de pelo menos 20cm da película. Deixe agindo por no mínimo 5 segundos para depois aplicar a peça.

  1. mergulho da peça

Coloque lentamente, de preferência com uma inclinação de 30 à 45º para uma melhor aderência da película, fazendo a imersão da peça pra frente. Quando a peça estiver toda dentro da água, retire o resto de película que sobrou na água antes de puxá-la.

  1. Lavar a peça

Lavar e enxaguar todos os resíduos de tinta é essencial para um bom acabamento da peça. Se a peça for de ferro/metal muito resistente, é possível usar água até 180 ºC.

  1. Acabamento

water-transfer-printDeixe a peça secar completamente, seja ela em estufa ou no natural, e logo em seguida passe o verniz para garantir maior durabilidade da peça. Se for pra alta temperatura, é só aplicar o verniz ideal pra isso. Se não, somente um verniz normal já garante bons resultados.

Essas são as principais técnicas para realizar a pintura hidrográfica, no entanto se você deseja aperfeiçoar melhor suas técnicas, a dica é realizar um curso que de pintura hidrográfica no mercado, nesse curso você vai aprender todas as técnicas, materiais necessário e muito mais para começar hoje mesmo a trabalhar com o curso de pintura hidrográfica.

home